Menos colágeno com o envelhecimento

Os blocos de construção do corpo são proteínas. Estes são importantes para diferentes tipos de tecidos, estruturas e ossos. O colágeno é a proteína mais comum no reino animal e cerca de 30% das proteínas no corpo são colágeno. Todas as estruturas e tecidos soltos que compõem o corpo são mantidos juntos pelo colágeno, a chamada rede de colágeno. Essa rede faz do corpo um todo sólido e funcional.

Não podemos ficar de pé ou nos mover sem a rede de colágeno. Proporcionar firmeza não é a única coisa que o colágeno faz. É também uma rede de comunicação multifuncional que troca mensagens de maneira elétrica, química, mecânica e energética.

Menos colágeno com o envelhecimento

A capacidade natural de produzir colágeno diminui com a idade. Um exemplo é a pele e como ela muda ao longo dos anos. Não apenas o envelhecimento, mas também os fatores do estilo de vida desempenham um papel na produção de colágeno. Ingestão e exercício de água suficientes também são importantes. O equilíbrio geral em nossa dieta é otimizado pela ingestão de colágeno .

Uso tradicional de colágeno

No passado, a rede de colágeno era melhor mantida porque todas as partes da cabeça de um animal eram usadas na dieta de nossos ancestrais. Hoje em dia quase ninguém come partes ricas em colágeno, como ossos, medula óssea, pele ou tendões. Devido aos relatos negativos sobre a gordura animal, geralmente se limita à carne magra.

As altas concentrações dos aminoácidos glicina, prolina e hidroxiprolina tornam o colágeno único. Esses três aminoácidos ocorrem com uma restrição alimentar (vegetariana, laticínios, sem ovos e leguminosas), apenas em pequenas quantidades e, portanto, a suplementação de colágeno pode ser uma adição valiosa.
Existem 2 tipos de colágeno: colágeno tipo I e II, que discutiremos em mais detalhes abaixo.

Colágeno tipo 1: membrana da casca de ovo

A membrana interna (a membrana da casca do ovo) de uma casca de ovo é uma boa fonte de colágeno tipo I e também contém mais, incluindo: colágeno tipo V e X, glicosaminoglicanos (ácido hialurônico, glucosamina, sulfato de condroitina, sulfato de dermatan), fragmentos de elastina e elastina (desmosina) , isodesmosina), aminoácidos contendo enxofre (cisteína, metionina) e compostos com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias (lisozima, ovotransferrina, ovocleidina, ovocalixina) [1-4].
Em algumas culturas, as pessoas estão acostumadas a comer o ovo inteiro como alimento, incluindo casca de ovo e membrana de casca de ovo [1]. A membrana da casca do ovo não é adequada para pessoas com alergia ao ovo (de galinha).

Hidrolisado de colágeno

O hidrolisado de colágeno é uma fonte de alta qualidade de proteínas puras e do colágeno tipo I específico. É um bom complemento diário para a dieta e suporta as partes ricas em colágeno do corpo. Contém altas concentrações de glicina, lisina e prolina.

O hidrolisado de colágeno é uma forma de colágeno que foi digerido com a ajuda de enzimas em peptídeos (compostos de aminoácidos mais curtos). Isso facilita a absorção. A diferença com o pó de gelatina é que o hidrolisado de colágeno não forma uma geléia quando misturado com um líquido, mas permanece líquido.

É insípido e é produzido a partir de, entre outras coisas, carne bovina ou bacalhau sustentável capturado na natureza. Devido às taxas divergentes de aminoácidos, difere de outras fontes de proteínas, como proteínas do leite, ovos ou peixes, de modo que o hidrolisado de colágeno tem um efeito diferente no corpo.

A gelatina e o hidrolisado de colágeno são basicamente os mesmos porque consistem nos mesmos aminoácidos e têm a mesma origem. Existem, no entanto, algumas pequenas diferenças. O hidrolisado de colágeno é absorvido mais rapidamente pelo organismo, permanece fluido após a mistura e serve como alimento para as articulações, pele e unhas.

A melhor escolha do hidrolisado de colágeno não é a forma da bioindústria, mas as pastagens alimentadas com capim ou bacalhau selvagem. Os pós são de alta qualidade e estão sujeitos a várias análises. Os produtos são livres de doenças, antibióticos, hormônios e pesticidas após monitoramento intensivo. Não existe uma variante vegetariana do hidrolisado de colágeno.

Proline wordt in het lichaam door biosynthese aangemaakt uit een ander aminozuur; glutaminezuur. Dit zit in veel voedingsmiddelen maar met name in kaas, kombu(zeewier) en eieren. Belangrijke bronnen van glycine zijn: rund-, varkensvlees, wild, gevogelte, tarwekiemen, pinda’s en zaden. Bronnen van lysine zijn: vlees, gevogelte, vis, eieren, zuivel, peulvruchten, tarwekiemen. Vooral lysine is belangrijk voor de elastine- en collageenaanmaak en bevordert het crosslinken van collageen, hetgeen sterk bindweefsel oplevert[20].

Os vegetarianos e veganos costumam ter uma deficiência de lisina, porque esse aminoácido está fortemente sub-representado em certas proteínas de cereais. A lisina é um aminoácido essencial. A nutrição deve, portanto, conter lisina suficiente para atender às necessidades diárias; isto foi estabelecido em cerca de 30-38 mg de lisina por quilograma de peso corporal por dia.

Com uma infecção parasitária, estima-se que a necessidade de lisina aumente em 20%. O estresse aumenta a necessidade de lisina, aumentando o consumo de lisina. A redução do status de lisina pode causar ansiedade (induzida pelo estresse) e possivelmente interromper a atividade da serotonina.

A lisina pode aumentar o efeito dos benzodiazepínicos. Portanto, tenha cuidado com a suplementação de lisina ao usar benzodiazepínicos. A vitamina C é necessária para a conversão de lisina em hidroxilisina, que é posteriormente incorporada ao colágeno.

Colágeno tipo II: osso do peito de frango

Existem mais de 14 tipos de colágeno; a maioria dos tecidos e órgãos contém diferentes tipos de colágeno. Mais de 90% do colágeno do corpo é do tipo I. Os tipos I, III, V e XI são encontrados em quase todos os tipos de tecido conjuntivo.

A cartilagem contém principalmente colágeno tipo II e, além disso, uma pequena quantidade de colágeno tipo IX, X e XI [8]. No que diz respeito às articulações, o colágeno tipo I é importante para tendões, ligamentos, cápsula articular, membrana sinovial, menisco, músculos, vasos sanguíneos e tecido ósseo. O colágeno tipo II é importante para a cartilagem.

A adição de colágeno não desnaturado tipo II (UC-II, extraído do osso do peito de frango) funciona melhor e através de um mecanismo de ação diferente do colágeno hidrolisado tipo II [6,7,11]. A dose eficaz de UC-II é de apenas 40 mg por dia, dos quais mais de 10 mg como colágeno não desnaturado tipo II.
O colágeno hidrolisado tipo II é suplementado em doses em torno de 10 gramas por dia [5,7,10,12].

Uma boa fonte para humanos e cães de colágeno tipo II não desnaturado é o osso do peito de frango (como o extrato UC-II). A membrana da casca de ovo (a membrana no interior de uma casca de ovo) é uma boa fonte de colágeno não desnaturado tipo I (como o extrato ovometro). Ovomet, ou membrana de casca de ovo, é o filme fino que se torna visível ao descascar um ovo cozido.

Osteoartrite: perda de colágeno tipo II

A osteoartrite se manifesta na dor, inchaço e rigidez na limitação articular e de movimento. É o distúrbio reumático mais comum e uma das principais causas de incapacidade. Na Holanda, 1 em cada 13 pessoas sofre de osteoartrite, das quais 62% têm mais de 65 anos.

A osteoartrite ocorre principalmente nas articulações do joelho, quadril, coluna e mãos. Há perda progressiva de cartilagem articular (perda de colágeno tipo II e proteoglicanos). Além disso, alterações patológicas do tecido ósseo subjacente (subcondral) (incluindo formação de osteófitos) e da membrana sinovial (hiperplasia, infiltrado de inflamação).

Além disso, ligamentos e tendões podem estar envolvidos no processo da doença. Você é mais receptivo a isso devido aos seguintes fatores:

  • Predisposição hereditária
  • Trauma
  • Lesões esportivas
  • Trabalho físico pesado
  • (maior) Idade
  • Posição incorreta da articulação
  • Ligamentos fracos
  • Remoção do menisco
  • Estar acima do peso
  • Doenças reumáticas, como artrite reumatóide
  • Estresse nas articulações devido ao exercício intensivo
  • Um estilo de vida sedentário

Vitaminas: co-fator essencial na síntese de colágeno

A vitamina C é um cofator essencial (da prolil hidroxilase, uma enzima que contém ferro) na síntese de colágeno e também desempenha um papel na síntese de glicosaminoglicanos [13]. Além disso, a vitamina C protege contra a quebra do colágeno induzido pelo estresse oxidativo.
Uma alta ingestão de vitamina A pode inibir a síntese de colágeno [13] e a vitamina D é importante para a síntese de colágeno. Uma deficiência de vitamina D aumenta a degradação do colágeno [14].

O mecanismo de ação ainda não foi totalmente esclarecido, mas o colágeno tipo II (colágeno tipo II não desnaturado também conhecido como UC-I) I provavelmente tem um efeito imunomodulador ao oferecer colágeno intacto tipo II (e outros componentes da cartilagem) às células imunológicas da parede intestinal (GALT, tecido linfóide associado ao intestino).

Uma baixa dose oral de antígeno (neste caso, UC-II) induz tolerância oral, uma resposta imune anti-inflamatória na qual os linfócitos T reguladores (Tregs) desempenham um papel central [15,17,19]. Existem evidências científicas de que a ingestão oral de antígenos (auto) corretos leva a um melhor controle de doenças inflamatórias (como osteoartrite) e doenças autoimunes (como artrite reumatóide e artrite idiopática juvenil) [18,19].

Proantho cianidinas oligoméricas (OPC) protegem estruturas de colágeno

A abreviatura OPC significa Oligomere Proantho Cyanidines. O OPC é encontrado principalmente em sementes de uva e outros produtos, como frutas, folhas e sementes. Os produtos de uva contêm compostos fenólicos, incluindo proantocianidinas oligoméricas (OPCs), proantocianidinas, flavonóis e poliflav-3-ols. As proantocianidinas são responsáveis ​​pela produção da cor vermelha das uvas. Eles estão entre os mais poderosos antioxidantes naturais e são amplamente aplicáveis ​​em condições com estresse oxidativo. Os OPCs melhoram a atividade da vitamina C e da vitamina E. Os OPCs protegem as estruturas do tecido conjuntivo rico em colágeno e elastina [21-23].

Os flavonóides ajudam a restaurar o colágeno e protegê-lo contra danos por:

  1. Diminuir a atividade de NF-kB e AP-1 causa uma diminuição na expressão gênica de citocinas pró-inflamatórias (incluindo interleucina-1β), leucotrienos e moléculas de adesão.
  2. A produção de eicosanóides anti-inflamatórios é reduzida pela inibição das enzimas PLA2 (fosfolipase A2), 5-LOX (5-lipoxigenase) e COX-2 (ciclo-oxigenase-2).

NF-kB inclui um grupo importante de fatores de transcrição induzíveis que regulam a resposta imune e inflamatória. A ativação de macrófagos leva a ativação de NF-kB à formação e liberação de mediadores inflamatórios, incluindo óxido nítrico (NO), PGE2 e citocinas (IL-1 beta, IL-2, IL-6, IL-8, TNF-alfa). Esses mediadores inflamatórios (e radicais), por sua vez, ativam o NF-kB, o que leva ao fortalecimento da resposta inflamatória e ao desenvolvimento de inflamações crônicas. O OPC inibe a superprodução de mediadores inflamatórios, em particular NO e PGE2. O OPC inibe a síntese de NO pelas células inflamatórias melhor que a aspirina, indometacina e dexametasona.

MSM (metilsulfonilmetano)

MSM (metilsulfonilmetano) é um composto orgânico de enxofre encontrado naturalmente em plantas, animais e seres humanos. MSM tornou-se especialmente popular como analgésico e dispositivo de suporte para distúrbios osteomusculares, como osteoartrite (artrose), artrite (reumatóide), lesões (esportivas) e LER (lesões por esforço repetitivo), fibromialgia, tendinite, bursite, síndrome do túnel do carpo e lombalgia.

O estresse oxidativo desempenha um papel no processo de degeneração da cartilagem. Os HSH também podem influenciar o processo inflamatório devido a uma diminuição nos níveis de homocisteína e uma redução no estresse oxidativo. MSM provavelmente tem um efeito benéfico na reticulação normal do colágeno [24].

Sílica e os 3 B’s: tecido conjuntivo, tecido ósseo e bloco de construção

Estudos mostram que a sílica é essencial na formação do tecido conjuntivo. Por exemplo, parece que a sílica está presente no corpo humano nos glicosaminoglicanos (GAGs). Estas são as macromoléculas no tecido conjuntivo (ácido hialurônico, condroitina, glucosamina fazem parte disso) que, juntamente com as proteínas fibrosas (colágeno, elastina), devem garantir a firmeza do tecido.

Altas concentrações de silício podem ser encontradas no tecido conjuntivo e seus tecidos derivados, incluindo ossos, cartilagens, tendões, pele, cabelos, unhas, aorta, grandes vasos sanguíneos, vasos linfáticos, fígado, rins e pulmões. A urtiga tem um alto teor de silício. Dos grãos, o milho e a aveia são o ácido mais silícico.

Veja mais textos como esse em nosso site: https://www.nycomed.com.br/cartilax-funciona

Observações Natureza Dietistas Holanda

A avó já sabia sobre o ‘ segredo do caldo de osso ‘: o caldo de osso auto-puxado é uma das melhores receitas para a preservação do colágeno. A maior vantagem do caldo de osso é que ele é uma fonte de colágeno biologicamente disponível. A composição precisa dos nutrientes depende dos ossos que você usa e de quaisquer vegetais, ervas e especiarias adicionados.

Hoje em dia, ouvimos muito sobre cálcio, mas muito menos sobre magnésio e outros minerais, incluindo fósforo, enxofre, potássio, ferro, manganês, zinco, cobre, cobalto, fluoreto e selênio. Precisamos de toda a gama de minerais para colágeno saudável. O caldo de osso contém muitos minerais diferentes que nosso corpo pode absorver facilmente.

Cartilagem e outros tipos de tecido conjuntivo de animais contêm glicosaminoglicanos. São longas cadeias de carboidratos que, quando se ligam às proteínas, formam uma rede de proteoglicanos. Os proteoglicanos, juntamente com o colágeno, sustentam o tecido conjuntivo.
O caldo de osso é uma boa alternativa aos cubos de caldo não saudáveis, prontos para temperar suas sopas, ensopados e molhos.

De preferência, use peças orgânicas ricas em colágeno e cartilagem (para um alto teor de gelatina), pele (como arrepios para caldo de galinha, pele de porco para caldo de carne ou cabeça de peixe e pele para caldo de peixe), pernil, pernas, juntas (pernas de galinha para caldo de galinha e pernas de vaca ou porco para caldo de carne), pescoços, cabeças e caudas (como rabo de boi).

De preferência, use água filtrada ou de nascente ou água de osmose em vez de água da torneira para o caldo mais puro e saudável possível. Legumes que estimulam a produção de colágeno que você pode adicionar no final são; Acelga, feijão verde, espinafre, pimenta vermelha, alface de folhas vermelhas, tomate, cenoura, beterraba, alho-poró, pepino, alga marinha, vegetais de folhas verdes, cebola. Várias receitas de caldo de osso estão circulando na Internet, portanto, há muitas variações de sabor.

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